A Fundação Millennium bcp é mecenas exclusivo da Sala dos Arcos do Museu Nacional do Azulejo

A reabilitação da Sala dos Arcos e a apresentação de um novo projeto museográfico, com o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp, dá continuidade à renovação da exposição permanente do Museu Nacional do Azulejo, que disponibiliza aos seus visitantes painéis de azulejo inéditos que passarão a constituir referência para os especialistas e para o público em geral.

Ao longo dos últimos anos, a Fundação Millennium bcp tem vindo a afirmar-se enquanto mecenas do Museu Nacional do Azulejo ao apoiar não só a concretização de exposições temporárias, mas sobretudo iniciativas estruturantes do espaço expositivo do Museu e do antigo convento a Madre de Deus onde este se encontra instalado.

Foi o caso, em 2015, do Restauro integral da sala chamada de D. Manuel, possibilitando a fruição pública do importante conjunto de painéis de azulejos setecentistas que a revestem, e é agora o caso do espaço conhecido como Sala dos Arcos.

A Sala dos Arcos, situada no piso superior do antigo convento da Madre de Deus e assim chamada devido ao formato das suas janelas contíguas ao claustro de D. João III, passa a apresentar um novo projeto museográfico dedicado à azulejaria barroca e rococó da segunda metade do século XVIII.

Este projeto, com autoria dos arquitetos Mariano Piçarra e Luís Afonso Carvalho, apresenta cerca de 40 obras, 16 das quais mostradas pela primeira vez ao público depois de um criterioso processo de restauro a cargo da equipa especializada do Museu.​

Inauguração da Sala dos Arcos do Museu Nacional do Azulejo