A atividade da Fundação Millennium bcp insere-se na estratégia de afirmação da cultura de responsabilidade social que o Millennium bcp sempre incorporou desde a sua criação, atuando preferencialmente, de acordo com os seus estatutos, nas áreas da Cultura, Ciência e Conhecimento e Solidariedade Social. Neste contexto, a Fundação tem vindo a aprofundar uma estratégia de promoção da cultura portuguesa privilegiando não só iniciativas de conservação e divulgação do património como também o apoio a diversos projetos de âmbito cultural de entidades que se constituem como referência no panorama cultural nacional.

Cultura

A Cultura é assumida pela Fundação como a sua principal área de atuação, na qual se tem posicionado como mecenas de diversos projetos no domínio das artes e na preservação do património histórico e arquitetónico, nomeadamente, do património museológico, componente essencial da identidade nacional. Tem vindo também a apoiar iniciativas ligadas à arte moderna e contemporânea e eventos que privilegiem a interdisciplinaridade artística e a partilha de cultura com públicos diversos.

Ciência e
Conhecimento

A ciência e a educação são fundamentais para a construção de uma sociedade desenvolvida e para o exercício de uma cidadania responsável e informada, pelo que a Fundação tem vindo a reforçar a sua colaboração com diversos projetos educativos, de investigação científica e de divulgação do conhecimento, através de apoios a programas de pós-licenciatura em universidades portuguesas de referência, a projetos de investigação na área da saúde infantil e atribuição de bolsas de estudo.

Solidariedade Social

Com o propósito de promover iniciativas que estimulem o desenvolvimento de um contexto social favorável, a Fundação apoia ações de diferentes entidades abrangendo várias áreas de intervenção, como a infância, a adolescência, a pobreza e a deficiência, de entre outros. A todas é transversal a ideia de apoiar as camadas mais frágeis da população e de promover junto das entidades do terceiro setor a eficiente gestão dos recursos disponíveis e a sua sustentabilidade.

Os projetos candidatos deverão ser enviados para fundacao@millenniumbcp.pt, acompanhados pela Ficha de Candidatura a Apoio Mecenático , devidamente preenchida.

Entre os objetivos da Fundação, os estatutos consagram a educação como uma das áreas abrangidas, bem como o apoio aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e de Timor, nas diversas vertentes que se conjugam para o seu desenvolvimento.

O programa de bolsas de estudo reconhece o papel primordial da educação como fator de desenvolvimento e visa proporcionar a possibilidade de acesso a uma formação académica que resulte simultaneamente no proveito pessoal e em benefício para o país de origem, sempre que, terminada a formação, se verifique o regresso aos respetivos países.

A Fundação tem concedido bolsas de estudo em Portugal, a estudantes provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e de Timor, preferencialmente para realização de mestrados e doutoramentos.

Acompanhando o evoluir das necessidades e da procura por estes apoios a Fundação Millennium bcp celebrou um protocolo com o Instituto Camões – Instituto de Cooperação e da Língua, no âmbito do programa “Empresa Promotora da Língua Portuguesa”. Esta entidade passará a gerir o programa de Bolsas da Fundação a partir de Janeiro de 2019.

Poderá encontrar mais informações sobre o novo modelo das Bolsas Fundação Millennium bcp no site do Instituto Camões: