CCB – Novas exposições “Sala de Aula” e “Escola do Porto Santo”.

A Fundação Millennium bcp é mecenas da Garagem Sul.

Na terça-feira dia 14 de março, foram apresentadas à Comunicação Social as duas novas exposições do CCB – Garagem Sul/Centro de Arquitetura: Sala de Aula, um olhar adolescente, com o curador Joaquim Moreno e Escola do Porto Santo: uma obra de Raúl Chorão Ramalho, com os curadores Madalena Vidigal e Diogo Amaro, e o programador de arquitetura do CCB, André Tavares.

Sala de Aula, um olhar adolescente é uma exposição que tem como propósito pensar juntamente com uma geração, cuja maior parte do seu crescimento radical até a idade adulta foi passada durante a pandemia, estudando em casa, e regressou completamente mudada ao que pareciam ser espaços de aprendizagem inalterados, mais precisamente as velhas salas de aulas. Um conjunto de questões organiza esta arqueologia das salas de aula do ensino secundário depois da Segunda Guerra Mundial: como foram produzidos esses espaços? Como foram gerados esses corpos e com que ecologias? Que relações os constituíam como um corpo político? Que normas a educação artística estava necessariamente a transgredir? E como é que a educação profissional reorganizou as relações entre o trabalho e a educação?

Curadoria: Joaquim Moreno

Exposição organizada pela Garagem Sul/Centro de Arquitetura e o Plano Nacional das Artes, arc en rêve centre d’architecture (Bordéus) e Z33 House of Contemporary Art, Design and Architecture (Hasselt) cofinanciada pela União Europeia

Escola do Porto Santo: uma obra de Raúl Chorão Ramalho é uma exposição que apresenta o ambiente, a matéria, o habitat e a arquitetura de uma escola na ilha árida e distante do Porto Santo, feita nos anos 1960. O arquiteto, Raúl Chorão Ramalho, tirou partido das condicionantes ambientais e materiais do lugar para, num contexto de escassez, valorizar as características da construção. Ao usar uma linguagem moderna, em sintonia com as vanguardas da época, foi capaz de aliar a identidade construtiva local e ancorar o edifício público ao chão. A escola serviu como espaço de aprendizagem para várias gerações de porto-santenses e, hoje, classificada como património, acolhe um programa de atividades e residências artísticas que a projeta no futuro.

Curadoria: Madalena Vidigal e Diogo Amaro

Exposição organizada pela Garagem Sul/Centro de Arquitetura e a Porta 33

Nota: Os textos foram retirados da “Apresentação à Comunicação Social das exposições”, de autoria do CCB.

De 15 de março a 10 de setembro de 2023

Garagem Sul Centro Cultural de Belém Lisboa