Mimo 2022 – A Fundação Millennium bcp é Mecenas Exclusivo do Programa Educativo e dos concertos nas Igrejas

De 23 a 25 de setembro de 2022

O Festival Mimo, nascido há 18 anos no Brasil e realizado também em Portugal desde 2016, terá lugar este ano na cidade do Porto, entre os dias 23 e 25 de setembro. Nos três dias de festival (totalmente gratuito), o programa contempla mais de 50 atividades, 11 palcos, 20 concertos com artistas de várias nacionalidades, DJ sets, workshops, oficinas e residências no programa educativo. Conta ainda com a sua já habitual e conhecida “Chuva de Poesia”, que decorrerá na livraria Lello. Nomes consagrados e novos talentos juntam-se para animar a cultura e a diversidade artística.

O Festival vai ocupar o centro histórico do Porto e espalhar vários espetáculos por algumas das suas emblemáticas igrejas, como a igreja do Carmo, de São João das Taipas, Nossa Senhora da Vitória e a igreja dos Carmelitas Descalços.

O MIMO é um festival inclusivo que valoriza e trabalha para que a acessibilidade seja uma realidade o mais abrangente possível.

O lugar é novo, o entusiasmo, a dedicação e a alegria serão os de sempre, com o apoio da Fundação Millennium bcp, Mecenas Exclusivo do Programa Educativo e dos concertos das Igrejas.

Alguns factos sobre o Festival ao longo dos anos:

• Iniciado em 2004, o MIMO Festival soma um total de 1,85 milhões de espetadores em 543 concertos, 54 edições, 400 eventos paralelos e 377 filmes exibidos, sempre a partilhar o acesso ao património, à cultura e à educação em cidades como Amarante, Glasgow, Olinda, Ouro Preto, Paraty, Rio de Janeiro, Tiradentes, Recife, João Pessoa e São Paulo, sítios brasileiros que preservaram a arquitetura colonial portuguesa.
  • A edição portuguesa conquistou o Iberian Festival Awards (prémio que distingue os melhores festivais da Península Ibérica) na categoria “Melhor Festival em Infraestrutura” pelas edições de 2018 e 2019. O festival também foi vencedor do Brasil Design Award, ao ser distinguido com a medalha de prata em 2019 na categoria “Cenografia/Design de Ambientação” e medalha de bronze em “Comunicação Visual”.