“PINTURA SEM ÁLIBI”

Exposição de obras de Manuel Amado, pertencentes à coleção Millennium bcp e a outras coleções privadas.

Manuel Amado (1938-2019) foi um pintor prolífico com uma obra consistente ao longo de décadas. Formado em Arquitetura, manteve sempre atividade de pintor em paralelo e acabou por se dedicar inteiramente à pintura a partir da segunda metade da década de 1980. Os seus trabalhos constituem frequentemente séries temáticas, nas quais a figura humana está ausente ou surge secundária em relação aos espaços representados. As pinturas de Manuel Amado conjugam um apelo contemplativo e uma perturbação latente, como cenários para uma ação desconhecida ou para memórias perdidas, em que a luz desempenha um papel cénico fundamental.


«Pintura sem álibi» é uma expressão de Vítor Silva Tavares no texto que dedicou ao pintor em 1984, no qual destacava «o laborioso ofício» e a qualidade despojada, silenciosa das suas pinturas, que lhe motivaram um fascínio desconcertante.


Esta exposição, com curadoria de Mariana Pinto dos Santos, centra-se nas obras do pintor da coleção Millennium bcp, que constituem um núcleo muito representativo do trabalho de Manuel Amado ao longo dos anos. Conjuntamente com obras selecionadas deste núcleo, mostram-se algumas de coleções particulares.