Ecos de Trovas, de Luís Neto da Costa, vence o Prémio Compositor Francisco de Lacerda / Fundação Millennium bcp

Ecos de Trovas, da autoria de Luís Neto da Costa, é a obra vencedora do Prémio Compositor Francisco de Lacerda / Fundação Millennium bcp 2023, com estreia mundial a 30 de Setembro pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Com um valor de 7.500,00€, o Prémio Compositor Francisco de Lacerda / Fundação Millennium bcp é o maior em Portugal em valor pecuniário destinado a composição para orquestra e assegura ainda a estreia da peça vencedora no encerramento dos Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda 2023, a 30 de Setembro, na Biblioteca Nacional.

Criado pela Francisco de Lacerda – A Música e o Mundo, Associação Cultural, e este ano na sua segunda edição, o galardão pretende fomentar a criação musical nacional e premiar obras de compositores portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal.

As obras orquestrais submetidas a concurso são incentivadas a explorar uma relação com a vida e obra do compositor açoriano Francisco de Lacerda ou com os Açores.

Luís Neto da Costa é um compositor que se dedica também à investigação, direcção e ensino. As suas obras abrangem instrumentos a solo, grupos de câmara e orquestra, incorporando frequentemente eletrónica para acrescentar novas dimensões.

Licenciou-se em Composição pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), tendo estudado com professores como Dimitris Andrikopolous. É Mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro e, actualmente, partilha os seus conhecimentos através do ensino de Análise e Técnicas de Composição.

O júri da edição de 2023 do Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Millennium BCP foi constituído pelos compositores Magnus Lindberg, Christian Mason, Aspasia Nasopoulou e Vasco Mendonça.

Os Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda 2023 acontecem entre 16 e 30 de Setembro, entre Lisboa e as ilhas açorianas de São Jorge, Terceira e São Miguel.

Com programação pelo compositor Vasco Mendonça, a edição de 2023 dos Encontros Sonoros Atlânticos apresenta também em estreia, o documentário Francisco de Lacerda Ou a Fragueira ou Paris, realizado por Luís Porto, sobre a vida e obra deste importante compositor e maestro, natural de São Jorge.

In Press Release da Associação Francisco de Lacerda