Museu Nacional de Arte Antiga

O Palácio Alvor, criado em 1884 em Lisboa por D. Francisco de Távora, aloja hoje o Museu Nacional de Arte Antiga (MNNA) e a sua vasta coleção composta por 40 000 obras de pintura, escultura, ourivesaria e artes decorativas provenientes da Europa, África e Oriente. Para além de reunir o maior número de obras classificadas como “tesouro nacional”, este museu define as boas práticas internacionais, seja em matéria de conservação e de museografia, seja no âmbito do seu serviço de educação, pioneiro no País.
A Fundação Millennium concedeu um apoio ao MNAA em diversos projetos, entre eles a recuperação da Sala D. Manuel e a Sala do presépio, o espetáculo do Chapitô celebrativo da queda da estátua do Arcanjo S. Miguel e a organização do Congresso Internacional “Almas de Pedra”, um evento dedicado ao reconhecimento de esculturas tumulares da idade média. Destaca-se ainda a campanha “Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo”, um projeto que parte do desafio ambicioso de envolver os portugueses em torno de um objetivo comum: a aquisição, através de fundraising, da pintura “A Adoração dos Magos”, de Domingos Sequeira.
O Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga organizou em 2017 o Colóquio “MNAA Séc. XXI” para debater questões relacionadas com o modelo de gestão, financiamento e recursos humanos nos museus da Europa. Este evento contou com a participação de diretores de museus congéneres de Itália, Espanha e Luxemburgo.