A atividade da Fundação Millennium bcp insere-se na estratégia de afirmação da cultura de responsabilidade social que o Millennium bcp sempre incorporou desde a sua criação, atuando preferencialmente, de acordo com os seus estatutos, nas áreas da Cultura, Ciência e Conhecimento e Solidariedade Social. Neste contexto, a Fundação tem vindo a aprofundar uma estratégia de promoção da cultura portuguesa privilegiando não só iniciativas de conservação e divulgação do património como também o apoio a diversos projetos de âmbito cultural de entidades que se constituem como referência no panorama cultural nacional.

Cultura

Apoio a atividades museológicas, promoção e recuperação de Património Artístico e Histórico, promoção de Iniciativas no domínio da música, promoção de cultura e língua portuguesa e a promoção de outras iniciativas culturais, artísticas e cívicas.

Ciência e
Conhecimento

Apoio a projetos de investigação científica e a projetos no âmbito da educação básica, secundária e do ensino superior, apoio a programas de pós-licenciatura em universidades portuguesas de referência e a projetos de investigação na área da saúde infantil.

Solidariedade Social

Apoio a iniciativas de ação social que se traduzam em ações de diferentes entidades abrangendo várias áreas de intervenção, como a infância, a adolescência, a pobreza e a deficiência, de entre outros.

Os projetos candidatos deverão ser enviados para fundacao@millenniumbcp.pt, acompanhados pela Ficha de Candidatura a Apoio Mecenático , devidamente preenchida.

A ficha de candidatura constitui uma forma de normalização dos pedidos, para uma mais acessível análise e comparação, pelo que a sua configuração não deve ser alterada.

Ao pedido poderão ser anexados todos os documentos que considerem relevantes para um melhor entendimento do projeto proposto, devendo estes ter uma dimensão que facilite não só o seu tratamento informático, como também permita uma rápida leitura.

Não existem quaisquer prazos para a receção de candidaturas, sendo estas aceites nos dias úteis, sem qualquer interrupção anual. No entanto, não são aceites candidaturas para projetos em execução ou já terminados.

Os projetos propostos deverão enquadrar-se numa das três Áreas de Atuação – Cultura, Ciência e Conhecimento ou Solidariedade Social – podendo acontecer simultaneidade de áreas. À partida não existem limites temporais ou número máximo de eventos associados aos projetos.