Fundação Millennium bcp apoia o restauro da Igreja de Santa Clara do Porto

Estão concluídas as obras de conservação e restauro da Igreja de Santa Clara do Porto, iniciadas em 2016, que volta assim a abrir ao público.

Os trabalhos de reabilitação incidiram sobre o sistema construtivo e estrutural do edifício; a remodelação das infraestruturas elétricas, de telecomunicações e de segurança; a redução de barreiras arquitetónicas e a criação de condições de visita.

Também o património integrado foi alvo de uma intervenção profunda. Cerca de uma centena de trabalhadores da área da conservação e restauro, de diferentes especialidades, integraram a intervenção de todo o espólio artístico do imóvel, englobando a talha dourada e policromada, a escultura, a pintura de cavalete, a pintura mural, o azulejo, a pedra, os metais e o património organístico.

A intervenção foi, também, acompanhada por uma ampla investigação histórica que beneficiou de uma oportunidade irrepetível de observação direta e interpretação do edificado e respetivo património.

Igreja de Santa Clara do Porto: a história de um monumento único em Portugal

A Igreja de Santa Clara, localizada no centro histórico do Porto, classificado como Património da Humanidade reconhecido pela UNESCO desde 1996, é um dos melhores exemplares das denominadas igrejas forradas a ouro do barroco joanino, sendo uma peça relevante na arte portuguesa dos séculos XVII e XVIII que conserva a sua estrutura arquitetónica gótica.

Dada a sua significância e relevo, a cerimónia de instituição do convento, em 1416, contou coma presença das mais elevadas figuras do reino, designadamente o rei D. João I e os príncipes D. Fernando e D. Afonso, bem como com o bispo D. Fernando Guerra.

As intervenções na Igreja de Santa Clara

Entre 2014 e 2015 foi possível intervir no conjunto graças ao programa “ON.2 – o Novo Norte, Programa Operacional Regional do Norte”, que contou com o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp.

Dando continuidade ao trabalho iniciado, arrancou, em 2016, a “Operação Igreja de Santa Clara do Porto” que agora terminou, possibilitando ao público um acesso qualificado ao imóvel.

Os trabalhos contemplaram um conjunto de ações destinadas a estabilizar o sistema construtivo e estrutural do edifício; a remodelar integralmente as infraestruturas elétricas, telecomunicações e segurança; a mitigar barreiras arquitetónicas e a criar condições de receção ao visitante. Incluiu ainda a intervenção de conservação e restauro do valioso património integrado, abarcando os espaços da igreja, coros, sacristia e portaria.

A intervenção foi acompanhada por uma ampla investigação histórica e possibilitou a identificação de vestígios até então desconhecidos, como várias pinturas sobre madeira, datadas do séc. XVII, que ilustram santos, nomeadamente Santa Clara; uma lápide em granito com inscrição datada de 1645, que informa sobre a obrigatoriedade de as religiosas do convento dizerem missa diária pela alma do abade de Vandoma, ali sepultado; ou, sob os elementos de talha setecentista, as pinturas de anjos alados, correspondentes a uma anterior campanha decorativa do espaço.

Nota: O texto qua apresentado é baseado do “Dossier de Imprensa” da Direção Regional de Cultura do Norte