TODOS-Caminhada de Culturas 2019 Viajar pelo mundo sem sair de Lisboa

19, 20, 21, 22 setembro – São Vicente (Graça)

De 19 a 22 de setembro de 2019 regressa à capital portuguesa o festival TODOS-Caminhada de Culturas, na sua 11ª edição, contando uma vez mais com o apoio da Fundação Millennium/bcp. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa em parceria com a associação cultural Academia de Produtores Culturais, que afirma Lisboa como cidade europeia intercultural.

A sensibilização dos lisboetas para a importância do diálogo intercultural, tem-se feito desde 2009 através de atividades de proximidade em diversos bairros da cidade e recorre à arte contemporânea, à gastronomia, aos ateliers e workshops, para promover o convívio entre pessoas de diversas culturas que co-habitam em Lisboa.

Depois de um conjunto de atividades que reuniram imigrantes, refugiados e vizinhos do bairro da Graça, o festival abre-se em setembro a toda a cidade organizando debates e performances comunitárias, enquadrando uma forte programação artística assegurada por nomes incontornáveis da Música (Capicua e as Mulheres da Lusofonia – Sara Tavares e Eva RapDiva – Orquestra de Macau, Orquestra Todos, Edu Miranda Trio e Silvana Peres), do Novo Circo (Smashed e E-nxada), do Teatro (O Bando e Rui Catalão),da Dança (Bruno Cochat, Filipa Francisco e Luara Learth Monteiro) e workshops na área da gastronomia vegan e de fermentação de legumes. Há ainda espaço para Cinema, Concertos ao Domicílio para espetadores com mobilidade reduzida, Arte Pública e Exposições de Fotografia. Como sempre, o público é convidado a participar em momentos de gastronomia e a experimentar os paladares da Ásia e do Oriente, da África e da América Latina, em eventos como Comer o Mundo na Concha das Mãos ou Ritual Líquido, verdadeiros piqueniques interculturais.

O bairro onde o TODOS se apresenta este ano, e já que o festival é nómada atravessando a cada três anos novos bairros da cidade, é o de São Vicente, concentrando a oferta de atividades no Largo da Graça, no jardim da Cerca da Graça e no Campo de Santa Clara. A programação completa-se ainda com variadas visitas guiadas ao património militar, civil e religioso do território.

O programa completo e condições de acessibilidade pode ser consultado em www.festivaltodos.com, sendo que a programação artística é de entrada livre excepto o concerto Capicua e as Mulheres da Lusofonia que tem um custo de 5€.