A Fundação Millennium bcp é mecenas do catálogo da Exposição “Itinerários da Pintura”

Patente no Museu Municipal de Faro, a Exposição intitulada “Itinerários da Pintura/Arte Moderna no Algarve através da coleção Millennium bcp”, cobre um período cronológico longo, entre os inícios do século XX e a década de 60, distribuídos por vários núcleos temáticos, uns com figuras mais conhecidas da cena nacional, outros com nomes que a investigação histórica mais recente retirou do esquecimento.

Sendo a maioria das obras pertencente ao acervo do Millennium bcp, acresceram outras provenientes do Museu Municipal de Faro, do Museu Municipal de Olhão, de núcleos particulares, do Museu Soares dos Reis e do Museu Nacional de Arte Contemporânea. 

Agora, o Museu Municipal de Faro, numa parceria com a Fundação Millennium bcp e com a Câmara Municipal de Faro, apresentam o catálogo desta exposição, no dia 15 de outubro, pelas 17 horas. 

Esta publicação revela, ao longo de quase cem páginas, um trabalho de investigação de história de arte local e regional, que faltava fazer.  Aqui é revelado um Algarve cultural e artístico dos finais do século XIX e primeiras décadas do século XX. nomeadamente no Futurismo e no Modernismo, em que se destacam nomes como Falcão Trigoso, João Vaz, Lyster Franco, Ezequiel Pereira, Carlos Porfírio, Roberto Nobre, Eduardo Viana e Maria Alexandrina Chaves, a primeira mulher algarvia diplomada em Belas Artes. 

Mas a publicação não se fica por estas gerações do Naturalismo ao Modernismo, também descreve a relação de artistas mais contemporâneos com o Algarve, como Júlio Pomar, René Bértholo, Costa Pinheiro ou Manuel Baptista. No fim do catálogo, as páginas são dedicadas a uma análise artística e estética de cada uma das obras integradas na exposição, a sua maioria pertencente ao acervo da Fundação Millennium bcp. A maioria das páginas tem a assinatura de Fernando Rosa Dias, docente na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e curador da exposição, e conta com a chancela da Caleidoscópio. Este evento conta com a presença do Curador e Coordenador desta Edição, Fernando Rosa Dias, o Presidente da Autarquia, Rogério Bacalhau, e o Presidente da Fundação Millennium bcp, embaixador António Monteiro, o Dretor do Museu Municipal de Faro, Marco Lopes, assim como a Docente da UALG Mirian Tavares e o Investigador Luis Lyster Franco. 

In Nota de Imprensa – Museu Municipal de Faro