ARTE JOVEM FUNDAÇÃO MILLENNIUM BCP 2022

Concurso Nacional para Alunos de Artes Visuais

O Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP) e a Fundação Millennium bcp apresentam a exposição “Concurso-Prémio Arte Jovem Fundação Millennium bcp”, dirigida a alunos de artes visuais finalistas de 2022.

Esta exposição inaugura no dia 1 de outubro no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos – P31, em Lisboa, a partir das 15 horas, e poderá ser visitada até ao dia 15 de Outubro, mediante marcação.

Os 12 artistas selecionados, são os seguintes:

• Ana Pessoa (ESAD Caldas da Rainha)
  • Bruno Grilo (FBAUP)
  • Catarina Braga (FBAUP)
  • Francisco Trepa (FBAUL)
  • Inês Mendes Leal (FBAUL)
  • Inês Varandas (Universidade do Minho, Guimarães)
  • Luís Marques (UALG)
  • Maria Luz (FBAUL)
  • Pablo Quiroga Devia (FBAUL)
  • Rita Leitão (FBAUL)
  • Silvestre Quizembe (ESAD Caldas da Rainha)
  • Tiago Rocha Costa (FBAUL)

No dia da inauguração, pelas 18 horas, será apresentada uma performance da artista Rita Leitão com a colaboração de Maria Peixoto Martins e Leonor Sousa.

Em contexto extraconcurso, reconhecendo o prolongado trabalho que Manicómio tem vindo a desenvolver, será também apresentada uma artista ligada a este projeto: Micaela Fikoff.

Este concurso assume os seguintes objetivos principais:

• Dar a conhecer as mais recentes propostas de artistas que acabam de entrar no mundo da arte, proporcionando, assim, uma visão mais alargada da produção artística nacional;
  • Criar a oportunidade de os selecionados realizarem a primeira exposição de apresentação de trabalho, com acompanhamento curatorial e correspondente catálogo;
  • Atribuir aos selecionados diversos prémios, a seguir mencionados, com o intuito de impulsionar o seu percurso profissional;
  • Fomentar uma dinâmica mais competitiva entre as escolas nacionais;
  • Cativar o mercado da arte, criando novas possibilidades de aquisição pelo público em geral;
  • Criar novos meios de divulgação e financiamento das atividades do CDAP.

Para marcações de visitas:

Enviar email para: info@carpe.pt, até ao dia anterior ao pretendido para a visita.

Horário da Exposição:

Quartas, quintas e sextas, entre as 16h00 as 19h00 e sábados das 16h00 às 19h00.

Júri:

Daniel Moreira e Rita Castro Neves (dupla artística), Pedro Pires (artista plástico) e Ricardo Campos (investigador em Arte Urbana).

Prémios atribuídos pela Fundação Millennium:

• Uma Viagem a Madrid Fundação Millennium bcp
  • Uma Aquisição Fundação Millennium bcp

Os prémios atribuídos serão em função da relevância e qualidade do trabalho de cada artista.

Extraído do Comunicado de Imprensa