A Fundação Millennium bcp é o mecenas exclusivo do livro Francis Smith – Em Busca do Tempo Perdido

O livro FRANCIS SMITH – EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO, da autoria de Jorge Gonçalves da Costa é o resultado da parceria entre a Fundação Millennium bcp, o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA/FCSH/NOVA) e o MNAC, a publicação, com a chancela MNAC | Tinta da China contou com o total apoio mecenático da Fundação Millennium bcp.

Em 2018, foi assinado um protocolo entre a Fundação Millennium bcp, o IHA/FCSH/NOVA e o MNAC, através do qual a Fundação Millennium bcp financia uma bolsa anual de investigação de um/a investigador/a do IHA para que seja estudado um/a autor/a representado/a nas coleções do Millennium bcp e do MNAC e cuja fortuna crítica e historiográfica esteja por fazer ou careça de atualizada revisão. No termo dessa investigação, e sempre com o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp, é realizada uma exposição no MNAC, com curadoria desse/a investigador/a, e haverá lugar à publicação de uma monografia.

A primeira dessas bolsas, concedida na sequência de uma chamada para propostas, com o objetivo de ser investigado o pintor modernista português Francis Smith, foi ganha por Jorge Gonçalves da Costa, doutorando do IHA, que apresentou também no MNAC, em 2021, a exposição FRANCIS SMITH. EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO.

In Press Release – Museu Nacional de Arte Contemporânea