A Fundação Millennium bcp apoia o lançamento de catálogo Raisonné de Aurélia de Sousa

Com o apoio da Fundação Millennium bcp, o centenário da morte de Aurélia de Sousa em 2022 motiva produção de catálogo Raisonné

O Museu Nacional Soares dos Reis, Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova e a Universidade Católica apresentam este ano o catálogo Raisonné de Aurélia de Sousa, assinalando o centenário da morte da artista.

O catálogo Raisonné por definição, um catálogo com listagem descritiva e anotada, imagens e documentos de contextualização da obra da pintora, vai integrar toda a obra de Maria Aurélia Martins de Sousa, e ser publicado em formato ebook e em edição impressa.

“O levantamento conta já com mais de 300 obras” e tem o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp. Na expectativa de reunir ainda mais peças da artista, o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) está a apelar “a todos os colecionadores com obras por identificar o contacto pelo email geral-mnsr@mnsr.dgpc.pt“.

O projeto, iniciado em 2020, está a ser conduzido pela historiadora de arte Raquel Henriques da Silva, que dirigiu o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado e o antigo Instituto Português dos Museus. O projeto conta igualmente com a parceria das Câmaras Municipais de Matosinhos e do Porto.

In https://www.pportodosmuseus.pt/2022/02/02/museu-nacional-de-soares-dos-reis-assinala-vida-e-obra-de-aurelia-de-sousa-com-publicacao-de-catalogo-raisonne/ consultado em 3-2-2022