Dia Europeu das Fundações e Doadores.

O que é o Dia Europeu das Fundações e Doadores?

O Dia Europeu das Fundações e Doadores foi instituído para chamar a atenção do público para

as Fundações. No dia 1 de outubro, Fundações de toda a Europa juntar-se-ão para, num esforço

comum, chamar a atenção para o seu trabalho. Neste dia, acolherão eventos e atividades e convidarão o público a conhecer mais acerca das Fundações. Para a preparação deste dia, os associados do DAFNE – as associações nacionais de fundações como o CPF – mobilizarão os seus membros e prestar-lhes-ão apoio ao fornecer-lhes material informativo e de relações públicas.

Porque é que o Dia Europeu das Fundações e Doadores é importante?

Muitos europeus não estão cientes do imenso impacto social das Fundações. Isto leva a que existam preconceitos, mesmo nos países onde o setor fundacional é comprovadamente importante. Para mudar isto é pedido a todas as Fundações que façam um esforço para divulgar o seu trabalho e o setor.

Uma comunicação dos seus objetivos e ações eficaz não só divulga a Fundação em si mas também todo o setor. Fá-lo dando ao público um exemplo do trabalho e dos benefícios que as Fundações trazem à sociedade, ao mesmo tempo que expõe o interior das Instituições, tornando-as mais transparentes. O objetivo do Dia Europeu das Fundações e Doadores é realçar o seu papel proativo em benefício da sociedade.

In Fact Sheet – Centro Português de Fundações.

O Dia Europeu das Fundações e Doadores é uma iniciativa conjunta do DAFNE – Donors and Foundations Network in Europe – organização que engloba as associações nacionais de fundações a que o CPF pertence.