O caminho para a luz, porque passa pela luz

A Galeria Millennium bcp volta a abrir portas à arte, aos artistas e ao público, num novo espaço, localizado em Lisboa, no Chiado, no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC). Os setores público e privado juntaram-se em prol da Cultura para tornar possível este original projeto, em que um Museu Nacional acolhe dentro das suas portas uma Galeria privada. Isto permitirá uma complementaridade expositiva entre a coleção de pintura do Millennium bcp e a coleção do Museu, que assim encetam um caminho comum, proporcionando ao público poder usufruir, num só espaço, de um programa mais vasto de exposições.

O projeto concretizou-se através da celebração de um protocolo entre o Millennium bcp, a Direção-Geral do Património Cultural, do Ministério da Cultura e a Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa, para a cedência de uma ala do edifício do MNAC. Esta ala encontrava-se fechada e foi integralmente restaurada pelo Millennium bcp, criando-se assim, mais um espaço de arte visitável, onde a Fundação Millennium bcp regressa ao programa de Arte Partilhada, com a realização de exposições com diversas temáticas e também à partilha das obras da coleção do Millennium bcp.

A exposição “O Caminho para a Luz porque passa pela Luz”, título que, segundo João Biscainho, curador da exposição, foi retirado de um poema de 1980, de Alberto de Lacerda e caligrafado nesse mesmo ano por Vieira da Silva, inaugura o novo espaço e explora a relação arte e cérebro, apresentando obras de arte criadas a partir do conhecimento científico das neurociências.

São 61 peças, entre instalações, pinturas, desenhos, gravuras, colagens, fotografias, vídeos, composições sonoras, que exploram os sistemas cognitivos do cérebro humano perante a arte e o diálogo entre a obra artística e o seu observador.

Esta exposição terá ainda uma publicação, com textos inéditos de investigação do curador e do neurocientista Semir Zeki.

António Monteiro
Presidente da Fundação Millennium bcp”

Exposição inaugural da Galeria Millennium bcp
“O caminho para a luz porque passa pela luz”
De 22 de Junho a 14 de novembro de 2021

“A exposição “O Caminho para a Luz porque Passa pela Luz” […], inaugura um novo espaço no Museu Nacional de Arte Contemporânea, a Galeria Millennium bcp.

Partindo das coleções do Millennium bcp e do MNAC, a que se juntam obras de outras coleções nacionais e estrangeiras, esta exposição apresenta uma seleção de obras de arte moderna e contemporânea que despertam no espectador uma consciência sobre a experiência estética e o ato percetivo como construção cerebral.

“O Caminho para a Luz porque Passa pela Luz” desdobra-se em duas linhas de investigação. Uma trabalha as diferentes formas de representação e composição espacial como estratégias de notação de espaços mentais, sonoros ou literários, mas também como protótipos da noção de realidade virtual. A outra expande as mais tradicionais linguagens da representação, a partir do conhecimento das neurociências, apresentando obras que induzem o espectador a determinados estados mentais ou sensações. Noutros casos, são os artistas e espectadores que consubstanciam as obras a partir da sua própria atividade elétrica cerebral como linguagem poética, sonora ou visual.”
Excerto do texto de apresentação de João Biscainho, Curador da Exposição

Galeria Millennium bcp