A Fundação

Instituída em 1991 pelo Banco Comercial Português, a Fundação reflete a vontade do Banco em assumir uma responsabilidade social de apoio ao desenvolvimento das comunidades em que se insere.

Mecenato

As principais áreas de mecenato
da Fundação Mbcp são:

Cultura

A Cultura é assumida pela Fundação como a sua principal área de atuação, na qual se tem posicionado como mecenas de diversos projetos no domínio das artes e na preservação do património histórico e arquitetónico, nomeadamente, do património museológico, componente essencial da identidade nacional. Tem vindo também a apoiar iniciativas ligadas à arte moderna e contemporânea e eventos que privilegiem a interdisciplinaridade artística e a partilha de cultura com públicos diversos.

Ciência e Conhecimento

A ciência e a educação são fundamentais para a construção de uma sociedade desenvolvida e para o exercício de uma cidadania responsável e informada, pelo que a Fundação tem vindo a reforçar a sua colaboração com diversos projetos educativos, de investigação científica e de divulgação do conhecimento, através de apoios a programas de pós-licenciatura em universidades portuguesas de referência, a projetos de investigação na área da saúde infantil e atribuição de bolsas de estudo.

Solidariedade Social

Com o propósito de promover iniciativas que estimulem o desenvolvimento de um contexto social favorável, a Fundação apoia ações de diferentes entidades abrangendo várias áreas de intervenção, como a infância, a adolescência, a pobreza e a deficiência, de entre outros. A todas é transversal a ideia de apoiar as camadas mais frágeis da população e de promover junto das entidades do terceiro setor a eficiente gestão dos recursos disponíveis e a sua sustentabilidade.

Núcleo Arqueológico

Próximo do Arco da Rua Augusta, a ocupar quase por inteiro um quarteirão pombalino da baixa de Lisboa, situa-se um edifício do Millennium bcp. Entre 1991 e 1995, no decorrer das obras de remodelação aí efetuadas, a perfuração do pavimento pôs a descoberto estruturas arqueológicas de civilizações que, ao longo dos tempos, habitaram Lisboa.