Prémio Museu Europeu do Ano 2024

O Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA) foi fundado em 1977 sob os auspícios do Conselho da Europa, com o objetivo de reconhecer a excelência no panorama museológico europeu.

Entre 1 e 4 de maio, Portimão foi a capital europeia dos museus, acolhendo a conferência anual e a cerimónia de entrega dos Prémios EMYA 2024.

O Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros foi nomeado para o prémio de 2024, a par do Museu do Tesouro Real, em Lisboa, e do Museu da Covilhã.

A participação do Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros na conferência EMYA, constituiu uma oportunidade para o dar a conhecer à comunidade museológica europeia, apresentando-se a par com o que de melhor se faz neste contexto a nível internacional.

O museu Sámi Museum Siida ganhou o prémio de Museu Europeu do Ano 2024.

Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros:

Inaugurado em 1995, o Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC) foi classificado como Monumento Nacional em 2015. Tendo encerrado para obras entre 2019 e o final de 2021, reabriu com uma nova museografia, idealizada pelo Atelier Brückner para a Fundação Millennium bcp. O sítio arqueológico, situando no subsolo, entre a Rua Augusta e a Rua dos Correeiros, expõe vestígios arqueológicos e urbanísticos da cidade, desde a Idade do Ferro até ao Período Pombalino, sendo testemunha de cerca de 2.500 anos da história da cidade de Lisboa.

Mais informação em: https://www.fundacaomillenniumbcp.pt/nucleo-arqueologico/