A Fundação Millennium bcp foi Mecenas Exclusivo da “Casa da Imaginação”

“A INCERTEZA foi o tema da X edição dos Jardins Efémeros’2022: o festival multidisciplinar que voltou a Viseu, entre os dias 8 e 16 de julho.  E para lá de mais novidades sobre a programação, anunciou os resultados das chamadas de artistas nacionais e internacionais e novos projectos de reflexão, experimentação e participação.

Em 2022, os Jardins Efémeros receberam um projecto que cruza os diferentes géneros musicais de Pino Palladino, Sam Gendel, Blake Mills e Abe Rounds e simultaneamente explora a versatilidade musical destes artistas.

[…] Os Jardins Efémeros desafiaram artistas de todo o mundo a participar numa Chamada de Artistas Sonoros, com o objetivo de promover a diversidade musical, artística e estética, a que os Jardins Efémeros anualmente proporcionam.

[…] Este ano, os Jardins Efémeros juntaram-se à acção artística colectiva Mantra da PAZ e convidaram comunidades e participantes individuais a colaborar na construção de uma peça de 2160 quadrados bordados com a palavra «Paz», como apelo local aos governantes nos seus compromissos com os processos de paz e sustentabilidade.

Outra das iniciativas que marcou os JE deste ano foi a Cidade Invisível, um projeto que propõe uma reflexão sobre o espaço privado/espaço público e a coabitação potenciadora da relação bidireccional entre o indivíduo e o colectivo. Partindo de lugares/não-lugares do centro histórico de Viseu, desenvolveram-se uma série de exercícios criativos. Cidade Invisível é um projeto de alunos da Escola Superior de Educação de Viseu, com alunos da Escola Secundária Viriato, coordenados pelo Coletivo de artistas LP2, por Paula Rodrigues da ESEV, Ana Paula Barbosa da ESV e Paula Soares do PNA.

[…] os Jardins Efémeros propuseram a implementação de um novo projeto: a Casa da Imaginação, um espaço para todos os que queiram participar e praticar a reflexão e o pensamento crítico, adquirindo os atributos necessários para se tornarem cidadãos democráticos. A criação de um local que estará aberto diariamente, orientado para a educação artística, para servir públicos de todas as idades e imaginações. Dentro do programa da Casa da imaginação temos 17 oficinas que se dividem em 152 sessões. Este projecto tem apoio mecenático exclusivo da Fundação Millennium bcp.”