A Fundação Millennium bcp apoia o restauro do Carrinho de Passeio da Casa Real Portuguesa, pertencente ao espólio do Museu dos Coches

No dia 12 de março de 2022, o Carrinho de Passeio da Casa Real regressou à sala de exposições do Museu Nacional dos Coches, após uma ação de conservação e restauro, patrocinada pela Fundação Millennium bcp, que permitiu a contratação de técnicos, Conservadores-Restauradores de diferentes áreas de especialização, para executar a intervenção. O restauro integral teve início em junho de 2020 e término em outubro de 2021.

O Presidente do Millennium BCP, Embaixador António Monteiro, a Subdiretora da DGPC, Dra. Rita Jerónimo da Silva e os Conservadores-Restauradores responsáveis pela intervenção foram convidados pela Direção do Museu Nacional dos Coches para uma cerimónia de apresentação da viatura.

Texto baseado na informação disponibilizada na página http://museudoscoches.gov.pt/pt/accao-de-conservacao-e-restauro-de-carrinho-de-passeio-da-casa-real-no-youtube-do-mncoches/, consultada em 16-03-2022.

Fabricado na década de 80 do séc. XVIII este “Carrinho de passeio do tipo “cabriolet” […] era usado pelos membros da Família Real, no reinado de D. Maria I, em passeios pelas reais quintas de Mafra e Queluz. […] Segundo Monsenhor Pereira Bôto (1909), este carrinho de quatro rodas era o preferido do então Estribeiro-Mor da Casa Real, o marquês e conde de Vila Flor, D. António José de Sousa Manuel de Menezes Severim de Noronha, para os passeios na sua quinta do Sobralinho, próximo de Alhandra.

In Ficha de Inventário http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=148056, consultada em 16-03-2022.