A Fundação Millennium bcp apoia o lançamento do e-Book: Art, Museums and Digital Cultures – Rethinking Change

e-Book Art, Museums and Digital Cultures – Rethinking Change

No seguimento da Conferência Internacional sobre Arte, Museus e Culturas Digitais (Abril 2021), este e-book pretende aprofundar a discussão sobre o conceito de mudança, geralmente associado à relação entre cultura e tecnologia.

Através dos contributos de 32 autores, de 12 países, questiona-se não só a forma como o digital tem motivado novas práticas artísticas e curatoriais, mas também o inverso, observando como propostas críticas e criativas no campo da arte e dos museus têm aberto vias alternativas para o desenvolvimento tecnológico. Assumindo a diversidade de perspectivas sobre o tema, de leituras retrospectivas à análise de questões e projectos recentes, o livro estrutura-se em torno de sete capítulos e um ensaio visual, evidenciando os territórios de colaboração e cruzamento entre diferentes áreas de conhecimento científico.

Disponível em acesso aberto, esta publicação resulta de um projecto colaborativo promovido pelo Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa e pelo maat – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia.

Instituição parceira: Instituto Superior Técnico.

Mecenas: Fundação Millennium bcp.

Media partner: revista Umbigo.

Texto de Helena Barranha e Joana Henriques (eds.)

Disponível aqui