Prémios Fundação Millennium bcp – Drawing Room Lisboa 2021

O Prémio Aquisição Fundação Millennium bcp – Talento Emergente, destinado a um autor com menos de 35 anos, foi atribuído a Isabel Madureira Andrade.

No seu currículo estão exposições em diversas instituições e mais recentemente no Museu Vieira da Silva – Arpad Szenes. A sua obra, presente nesta edição da Feira, será integrada no acervo do Millennium bcp.

O Prémio Projeto Artístico Destacado, que distingue os critérios de relevância artística obra da obra apresentada na Feira, bem como o percurso de dedicação e entrega ao trabalho artístico, foi atribuído a Paulo Brighenti.

Com uma extensa carreira, expondo nacional e internacionalmente desde os anos 90′ em museus, galerias e centros expositivos. A sua obra faz parte de importantes coleções institucionais e privadas.

Prémio Projeto Curatorial Galeria destaca a proposta de presença curada de uma galeria participante na Drawing Room 2021, tendo em apreciação a criatividade e o risco colocados na conceção do stand. Nesta edição foi atribuído à Kubrikgallery.

Situada numa área privilegiada da cidade do Porto, na Rua da Restauração, a Kubikgallery surgiu em 2010 como espaço de divulgação artística, com o principal desígnio da representação de artistas portugueses e estrangeiros, tanto em Portugal como exteriormente, através de sucessivas participações em feiras internacionais. Deste modo, procura promover a troca cultural, enriquecendo a exposição da arte e o conhecimento desta por parte do público.

Nas palavras do Presidente da Fundação Millennium bcp, Embaixador António Monteiro, “A Fundação Millennium bcp apoia a Drawing Room desde o seu primeiro momento. Esta Feira é uma iniciativa pioneira, no reconhecimento e valorização do desenho, que já conquistou um lugar no panorama artístico nacional, com um número crescente de admiradores desta forma de arte. Nesta edição de 2021 a Fundação Millennium bcp mantem a sua aposta na projeção do talento e criatividade, premiando os artistas presentes na feira, que dão forma às obras vencedoras”.