CELEBRAÇÃO DE PROTOCOLO – PRÉMIO LITERÁRIO FUNDAÇÃO EÇA DE QUEIRÓS/FUNDAÇÃO MILLENNIUM BCP

Foi assinado a 21 de abril de 2021, o protocolo entre a Fundação Eça de Queiroz e a Fundação Millennium bcp,  que visa incentivar a produção de obras literárias em língua portuguesa, bem como homenagear Eça de Queiroz, um dos maiores vultos nacionais e internacionais da literatura e cultura portuguesas.

O agora denominado Prémio Literário Fundação tem um valor de 10.000 euros e distingue bienalmente uma obra ficcional (romance ou novela) escrita em língua portuguesa e publicada em Portugal por autor português até aos 40 anos de idade.

O Júri do Prémio é constituído por Bruno Vieira Amaral, Isabel   Lucas, Luísa Mellid-Franco, Manuel Pereira                Cardoso e Maria Helena Santana, reconhecidas personalidades da literatura e cultura portuguesas. É depois a Ana Lorena Ramalho, Carlos Bobone e João Pedro Vala, como mebros da Comissão de Selecção, que cabe a responsabilidade de processar, supervisionar e auxiliar na deliberação dos finalistas, no máximo de cinco obras.

Estiveram presentes na celebração do Protocolo, António Monteiro – presidente da Fundação Millennium bcp, Afonso Eça de Queiroz Cabral – presidente da Fundação Eça de Queiroz.