Prémios AICA/MC/Millenium bcp 2020 (Artes Visuais E Arquitetura)

A Seção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte atribui, em parceria com o Ministério da Cultura e a Fundação Millennium bcp, um prémio de artes visuais e um prémio de arquitetura, no valor de 10.000,00€ para cada modalidade, em resultado da apreciação de um júri independente, nomeado pela AICA.

Ao quinto dia do mês de fevereiro de dois mil e vinte e um, pelas dezassete horas reuniu o Júri do Prémio AICA/MC/Millennium bcp 2020 por videoconferência. Composto por Luísa Soares de Oliveira, Ana Anacleto, Bárbara Silva e Pedro Baía, e presidido por Sandra Vieira Jürgens, o júri decidiu por unanimidade atribuir:

1. Prémio AICA/MC/Millennium bcp 2020 de Arquitetura ao Atelier do Corvo, fundado em 1996 por Carlos Antunes (Coimbra, 1969) e Désirée Pedro (Porto Amélia, Moçambique, 1970), assinalando a sua prática singular no campo partilhado entre a arquitetura e as artes plásticas. Um campo onde, muitas vezes, procuram refletir e estruturar o pensamento sobre a noção de espaço e a sua relação com o indivíduo e com a experiência estética.

O percurso de Carlos Antunes e Désirée Pedro, marcado pela direção e programação artística no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra e na Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, reflete um questionamento constante em torno da cidade e o território, num confronto produtivo entre a arquitetura, as artes, a cultura e o património. Em 2020, num ano marcado pela pandemia, o Atelier do Corvo destacou-se pela sua capacidade de resistência e urgência experimental. A partir de Miranda do Corvo, “num ato simbólico contra o desânimo e a letargia”, abriram as portas do seu atelier com o lançamento do projeto «Senso. Galeria efémera para dias de clausura», onde expuseram obras de arquitetura e de artistas convidados. Um projeto essencial para que a arquitetura seja divulgada ao público, e entendida como uma disciplina que pode, e deve, ser mostrada não apenas através de obras construídas, mas também de pensamentos, reflexões e relações com outros campos disciplinares onde sempre está inserida. No mesmo ano de 2020, concluíram a obra das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus em Condeixa, com a remodelação e ampliação do edifício Bento Menni e a construção do novo edifício administrativo, num projeto que afirma e consolida o reconhecimento da sua prática projetual.

2. Prémio AICA/MC/Millennium bcp 2020 de Artes Visuais a Eduardo Batarda, tendo o júri destacado a exposição «Great Moments. Eduardo Batarda nos Anos Setenta» realizada na Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, em 2020. O artista que nasceu em 1943 e estudou em Lisboa, na Escola Superior de Belas Artes e, em Londres, no Royal College of Arts até 1974, desenvolveu para além de uma carreira notável de pintor uma atividade distinta de professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Recebeu o Grande Prémio EDP em 2007 e, em 2019, o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso. A exposição referida apresentava uma extensa série de obras com um domínio virtuoso da técnica que servia um discurso crítico, irónico, corrosivo, politicamente engajado, cruzando um conjunto de referentes oriundos tanto dos universos da cultura popular quanto da cultura erudita. O artista tem um extenso currículo de exposições em território nacional e internacional.

Membros do Júri:

Luísa Soares de Oliveira (Crítica de arte e docente universitária)

Ana Anacleto (Curadora)

Bárbara Silva (Arquiteta, curadora e docente universitária)

Pedro Baía (Arquiteto, editor e crítico de arquitetura)

Sandra Vieira Jürgens (Curadora, crítica de arte e docente universitária)

Os Prémios AICA têm reconhecido, desde 1981, artistas e arquitetos portugueses que, pelo seu trabalho e percurso pessoal, realizem uma contribuição de excelência para a cultura e a arte (ver lista de premiados em anexo). E que desde início tem contado com o apoio da área governativa da Cultura.

Os Prémios AICA/MC/Millennium bcp 2020 marcam a continuação da parceria com o Ministério da Cultura, a Direção Geral das Artes e a Fundação Millennium bcp.

(Texto retirado do Comunicado de Imprensa de autoria da Secção Portuguesa da AICA)