Associação Castelo d’If

A iniciativa surge em 2009 da necessidade, identificada pelo Castelo d’If, de diversificar o ambiente artístico da cidade de Lisboa e ampliar oportunidades de internacionalização dos artistas portugueses.
O evento consiste na abertura ao público, durante um fim de semana por ano, de ateliês de vários artistas, permitindo a todas as pessoas que assim o desejem, aceder ao espaço físico de criação dos artistas – o seu espaço-vivo -, conhecê-los pessoalmente, apreciar os seus trabalhos, aceder aos seus temas, técnicas e processos criativos. Constitui um roteiro temporário de encontro entre artistas e visitantes, uma oportunidade única de abertura a novos diálogos, conhecimentos, partilhas entre criadores de arte contemporânea e público interessado.
Por ocasião da 8ª edição da AAA, em 2017 foi realizada a exposição “Paisagem”, comemorativa das 7 edições anteriores dos Ateliês de Artistas, a qual teve lugar na Sociedade Nacional de Belas Artes entre 20 de abril e 6 de maio e que reuniu diversos trabalhos de artistas participantes.