© Atelier_Brückner

Próximo do Arco da Rua Augusta, a ocupar quase por inteiro um quarteirão pombalino da baixa de Lisboa, situa-se um conjunto de edifícios do Millennium bcp. Ocupando parte do subsolo destes edifícios situa-se o Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, também conhecido pelo acrónimo NARC, sítio arqueológico de grande importância para o entendimento da história da cidade de lisboa e sua ocupação. O NARC foi classificado como Monumento Nacional pelo Decreto n.º 7/2015 da Presidência do Conselho de Ministros, publicado no Diário da República, 1.ª série — N.º 75 — 17 de abril de 2015

História e Missão

Entre 1991 e 1995, no decorrer das obras de remodelação aí efetuadas, a perfuração do pavimento pôs a descoberto estruturas arqueológicas de civilizações que, ao longo dos tempos, habitaram Lisboa.

Pelas suas características únicas – aí se podem percorrer 2.500 anos da História de Lisboa – este espaço, agora designado Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC), sendo um espaço do Millennium bcp, é também património da Cidade e mesmo do País, entendendo-se que, como tal, deve ser acessível ao público em geral.

Neste sentido, a Fundação Millennium bcp, responsável pela gestão do NARC e pela organização das visitas guiadas, tem levado a efeito diversas ações:

• Edição de um catálogo, em versões portuguesa e inglesa;
  • Edição de uma brochura;
  • Apoio à edição de diversas teses de doutoramento sobre o NARC.

A organização de visitas guiadas gratuitas – que têm lugar todos os dias (exceto Domingos e feriados) – proporcionou já o acolhimento a mais de 110.000 pessoas, de inúmeras nacionalidades.

A Fundação assume assim como sua missão a proteção, gestão e divulgação duma peça chave do Património Cultural Português.

Visitas

Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC)
Rua dos Correeiros, nº 9
1100-161 Lisboa

Entrada Gratuita

Todas as visitas são guiadas (português ou inglês)

Para visitas de grupo é necessário marcação prévia (máximo de 12 pessoas). Grupos com mais de 12 pessoas terão de ser divididos, devendo ter um responsável por grupo.

Para visitas individuais é aconselhável marcação prévia (para garantir disponibilidade)

HORÁRIOS DAS VISITAS

De Segunda-feira a Sábado

10:00 h11:00 h12:00 h14:00 h15:00 h16:00 h17:00 h

(Encerra aos Domingos e feriados)

Duração da visita: 50 minutos (aproximadamente)

MARCAÇÕES

No website da Fundação:

www.fundacaomillenniumbcp.pt

Pelo telefone:

351 211 131 070

Viagem pela história

A 17 de Abril de 2015, o Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros foi classificado pelo Estado Português como Monumento Nacional. Esta distinção consagrou a importância excecional e o valor patrimonial de interesse nacional dos vestígios arqueológicos e urbanísticos identificados, preservados e musealizados no NARC. Trata-se de um sítio exemplar, exibindo a sobreposição urbana dos últimos vinte e cinco séculos e todo o seu valor histórico-simbólico, uma vez que exibe materialmente a história da cidade e o seu carácter identitário e simbólico relacionado com os permanentes contactos civilizacionais por via marítima, que ainda hoje se mantêm.

O NARC é um fragmento de uma realidade urbana maior; mas trata-se de um fragmento distinto por se encontrar visível e disponível para a fruição pública. O facto de se tratar de um conjunto arqueológico plenamente integrado na malha urbana viva, num espaço patrimonial e historicamente relevante da cidade de Lisboa, confere-lhe um papel único na construção de memória coletiva.