FUNDAÇÃO MILLENNIUM BCP

Instituída em 1991 pelo Banco Comercial Português,

a Fundação surge como reflexo da cultura de responsabilidade social do Banco, o qual desde sempre entendeu assumir, a par da sua atividade específica, um claro compromisso de apoio ao desenvolvimento das comunidades em que se insere.

A intervenção crescente do Banco nos vários sectores da vida da sociedade e o elevado afluxo de solicitações, criou uma necessidade de especialização e de maior capacidade de resposta, naturalmente integrada no âmbito da sua estratégia empresarial.

Perante esta realidade, ganhou forma o projeto de criar uma estrutura adequada, com autonomia administrativa e capacidade financeira, para elaborar e gerir um programa de atividades que visa o prosseguimento de uma atuação socialmente responsável.

A Fundação Millennium bcp obteve a declaração de utilidade pública por despacho do Primeiro-ministro de 29 de Dezembro de 1994, publicado no Diário da República nº 15, II Série, de 18 de janeiro de 1995, estatuto este confirmado pelo despacho nº. 2032/2019 do Gabinete da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa da Presidência do Conselho de Ministros, de 13 de fevereiro de 2019.

Desde a sua génese, a Fundação tem apoiado inúmeras iniciativas de promoção de atividades museológicas, de recuperação de património, iniciativas no domínio da Música, do Teatro e da Arquitetura, projetos editoriais e literários, iniciativas no âmbito da educação – quer ao nível do ensino superior quer ao nível do ensino básico, sem esquecer a investigação científica – e iniciativas no âmbito da solidariedade social, com especial enfoque para a infância, para situações de pobreza e para a saúde ou deficiência.