Millennium bcp

assume-se como agente de criação de valor na sociedade, nas diversas áreas da sua intervenção, assumindo um claro compromisso de apoio ao desenvolvimento das comunidades em que se insere.

Nesse sentido, procura apoiar iniciativas de interesse cultural, científico e social, que alinhem com os valores do Millennium bcp e simultaneamente satisfaçam algumas das principais necessidades identificadas nestas três áreas de atuação, em Portugal e noutros países onde o Millennium bcp desenvolva a sua atividade.

A Fundação Millennium bcp encara a preservação do Património Cultural como uma das suas mais relevantes áreas estratégicas de ação.

Cultura

A Cultura é assumida pela Fundação como a sua principal área de atuação, na qual se tem posicionado como mecenas de diversos projetos no domínio das artes e na preservação do património histórico e arquitetónico, nomeadamente, do património museológico, componente essencial da identidade nacional. Tem vindo também a apoiar iniciativas ligadas à arte moderna e contemporânea e eventos que privilegiem a interdisciplinaridade artística e a partilha de cultura com públicos diversos. A Fundação tem ainda a responsabilidade da divulgação do património artístico do Millennium bcp.

Ciência e
Conhecimento

A ciência e a educação são fundamentais para a construção de uma sociedade desenvolvida e para o exercício de uma cidadania responsável e informada, pelo que a Fundação tem vindo a reforçar a sua colaboração com diversos projetos educativos, de investigação científica e de divulgação do conhecimento, através de apoios a programas de pós-licenciatura em universidades portuguesas de referência e a projetos de investigação na área da saúde infantil.

Solidariedade Social

Com o propósito de promover iniciativas que estimulem o desenvolvimento de um contexto social favorável, a Fundação apoia ações de diferentes entidades abrangendo várias áreas de intervenção, como a infância, a adolescência, a pobreza e a deficiência, de entre outros. A todas é transversal a ideia de apoiar as camadas mais frágeis da população e de promover junto das entidades do terceiro setor a eficiente gestão dos recursos disponíveis e a sua sustentabilidade.

No que respeita à preservação do património cultural, para além do apoio a projetos de Promoção e Recuperação de Património Artístico e Histórico, a Fundação é responsável pela gestão e manutenção do Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, sítio classificado como Monumento Nacional, sendo igualmente sua responsabilidade a organização e dinamização das visitas.

Já no que se refere à promoção e difusão da Arte, sobretudo no que toca às Artes Plásticas, a Fundação celebrou um protocolo de parceria com a DGPC – Direção Geral do Património Cultural e com a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, pelo qual estabelece a promoção e difusão do património artístico e de atividades culturais no Museu Nacional de Arte Contemporânea. Este protocolo prevê a realização de exposições pela Fundação Millennium bcp num espaço deste Museu Nacional.