Fotografias e Vídeos:Nuno Cera
ProduçãoA+A Books
Mecenas ExclusivoFundação Millennium bcp

A propósito da edição do livro Guia de Arquitetura Eduardo Souto de Moura Projetos Construídos em Portugal a editora A+A Books convidou o artista e fotógrafo Nuno Cera a “viajar” por Portugal Continental e Insular retratando os projetos que constam da publicação, e que de uma forma hors-texte evocam em fragmentos o traço e a linguagem do arquiteto.

Desta “viagem” surge a Exposição Poesia Mineral, que irá estar patente na Galeria Millennium de 23 de fevereiro a 19 de maio de 2018, em Lisboa.

Composta por 18 fotografias e 2 vídeos o layout da exposição, pensado pelo artista Nuno Cera, apresenta e contextualiza a quem a “vê” fragmentos intencionalmente preferidos da obra do Arquiteto Eduardo Souto de Moura.

As fotografias apresentadas reconhecem a poética que caracteriza o trabalho de Nuno Cera e são como que um ensaio à sua experiência pessoal, sensitiva e de visão do objeto a retratar. A análise que o seu olhar provoca leva o espectador a aprofundar o sentimento da realidade e da beleza justapondo-se a uma alegoria da obra de arquitetura. Este exercício de linguagem artística, que resiste ao olhar objetivo, leva Nuno Cera a uma experiência de liberdade no espaço, na forma, na matéria e no lugar.

Poesia Mineral ultrapassa os limites de uma exposição de fotografia. Ela revela o que o olhar de Nuno Cera constrói: um ensaio livre sobre a grandeza da arquitetura de Eduardo Souto de Moura compreendendo o seu poder através da delicadeza poética que como artista tanto o distingue.

 

O Fotógrafo e Cineasta Nuno Cera em trabalho de recolha de imagens – Fotografia de Matilde Ramos
O Fotógrafo e Cineasta Nuno Cera – Fotografia de Matilde Ramos
Edifício Burgo – Fotografia de Nuno Cera (Porto, 2017)
Casa em Alcanena – Fotografia de Nuno Cera (Torres Novas, 2017)
Casa 2 no Bom Jesus – Fotografia de Nuno Cera (Braga, 2017)
Eduardo Souto de Moura e Nuno Cera – Fotografia de Matilde Ramos
O Arquiteto Eduardo Souto de Moura – Fotografia de Matilde Ramos